quarta-feira, 19 de maio de 2010

Émile Durkheim - o pé no saco da minha independência da sociedade.



E. Durkheim é um dos três patetas da sociologia clássica,junto dele estão Weber e Marx. Eles são os fundadores da sociologia como uma ciência, estabelecendo seus princípios e limites e rompendo com as ideias do senso comum,deixando de lado os "achismos" sem critérios.
Durkheim nos fala dos FATOS SOCIAIS ,que são maneiras de agir,pensar e sentir externas do indivíduo e que exercem sobre ele uma coerção.Para identificar um fato social deve-se questioná-los sobre três características:

  • Generalidade: os fatos sociais atingem a coletividade,uma sociedade ou grupo social e não um único indivíduo.
  • Externalidade: os fatos sociais são externos ao indivíduo,sendo por ele internalizados por meio da socialização.
  • Coerção: é a imposição exercida pelos fatos sociais sobre os indivíduos.
Depois de ditos fatos sociais eles podem ser normais (frequentes) ou patológicos(quando discordam dos índices em vigor;mudam em "quantidade" em pouco tempo.)

Toda a teoria sociológica de Durkheim pretende demonstrar que os fatos sociais têm existência própria e independem daquilo que pensa e faz cada indivíduo em particular.Embora todos tenham sua consciência individual ( seu modo próprio de se comportar e interpretar a vida) podem-se notar em qualquer grupo ou sociedade formas parecidas de conduta e pensamento; Durkheim chamava isso de consciência coletiva.


SOLIDARIEDADE MECÂNICA
CONSCIÊNCIA COLETIVA

X

SOLIDARIEDADE ORGÂNICA
CONSCIÊNCIA INDIVIDUAL

De acordo com Durkheim a solidariedade era uma coesão social,um vínculo.
Na solidariedade mecânica o vínculo se mostra através de parentesco,vizinhança, "ligação de sangue".É automática, mecânica feita por alianças.Sociedades assim tem pensamentos e características em comum,seguem assim uma consciência coletiva (mesmas crenças,etc.)
Na solidariedade orgânica não há ligação,todos se diferem nas características,mas se unem por dependência(todos são co-dependentes das atividades do outros).Sociedades baseadas nesse tipo de "solidariedade" tem uma consciência coletiva fraca, pois seus indivíduos tem personalidades bem diferentes.


O que você acha melhor? Uma sociedade com solidariedade mecânica ou uma sociedade com solidariedade orgânica?


Por fim Durkheim aconselha os pesquisadores sociológicos que antes de dar início as suas pesquisas que ele se afaste dos seus juízos de valor( opiniões,gostos,valores,interesses,...) e pré - conceitos ( que aqui está com  hífen por se tratar não de um termo que insinua pensamento pejorativo mas há um conceito "inicial",sem base.Isso é a OBJETIVIDADE (( critério metodológico ))


Procure pelos estudos de Durkheim sobre o suicídio!!!

Para Durkheim tudo acontecia por um trabalho de coerção da sociedade sobre seus indivíduos;demonstrados por fatos sociais.

Aprofunde seus estudos:






Na minha vida Durkheim só apareceu para me inferiorizar, tornar minhas ações e pensamentos a escória. Pensamentos de massa :}


Nenhum comentário:

Postar um comentário